terça-feira, 14 de outubro de 2014

O uso consciente das redes sociais.

O uso consciente das redes sociais.


O uso das redes sociais torna-se, a cada dia, uma realidade sem volta. O avanço da tecnologia tem possibilitado a virtualização das relações sociais, inaugurando a dimensão do “estar conectado”. Com isso, os vínculos interativos passam a ser mediados pelo mundo digital, o que sugere uma reflexão quanto ao uso consciente de tais mídias.
A postura adotada por cada um de nós na internet deve ser coerente e honesta, tal como nos outros espaços da vida cotidiana. Muitos se sentem seguros e protegidos no ambiente virtual e, através de um suposto anonimato, cometem transgressões ou atos ilícitos, como o cyberbullying. Dessa forma, urge a necessidade de normas e diretrizes legais que orientem as atitudes adotadas nas redes, inclusive repreendendo ações ilegítimas. 
As mídias virtuais, quando utilizadas de modo responsável,  permitem um amplo intercâmbio de informações, ampliando as possibilidades de instrução e de compreensão dos fenômenos sociais, pois, em muitos casos, elas chegam a ser mais abrangentes que os tradicionais meios de comunicação, como o rádio, jornais, revistas e a televisão. É preciso, porém, saber filtrar as conexões e estabelecer bons acessos. Além disso, o potencial mobilizador da internet é incrível, ao passo que ela cria uma grande rede, que transmite e divulga as inquietações políticas de forma dinâmica e ligeira.
Assim, estar conectado significa estar em contato, ainda que virtual, com um universo de oportunidades. Cabe a cada um o discernimento quanto ao uso que fazem das mídias sociais, que devem ser encaradas como instrumentos que facilitam a comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário