terça-feira, 20 de maio de 2014

A evolução do Windows

Windows 1.0

Dez anos depois da fundação da Microsoft por Bill Gates e Paul Allen, a empresa lança o Windows. Em 1987, a Microsoft começa a vender o Windows 1.0. Em vez de digitar comandos no MS-DOS, primeiro sistema da empresa, basta mover o mouse, apontar e clicar sobre as janelas. São lançados com ele o Paint, o Writer e o Notepad. 

Windows 2.0

Com suporte a gráficos melhorado, é possível sobrepor janelas, ajustar a visualização e usar atalhos de teclado para acelerar o trabalho.


Windows 3.0

Tem 16 cores e ícones aperfeiçoados. Uma nova onda de PCs 386 ajuda a impulsionar a popularidade do software, instalado com disquetes que vêm em grandes caixas com manuais de instrução difíceis. Três anos depois, a empresa se volta para o mercado empresarial, com o Windows NT 3.1, de 32 bits, uma plataforma de negócios estratégica que suporta os mais avançados programas técnicos e científicos.

Windows 95

Tem funções multimídia. Surge a barra de tarefas do menu Iniciar, e os botões minimizar, maximizar e fechar em cada janela. Comerciais com os Rolling Stones cantando "Start Me Up" turbinam o sucesso da Microsoft. Surge o primeiro navegador Internet Explorer.

Windows 98

É a primeira versão do Windows concebida especificamente para os usuários domésticos. Melhorias foram incluídas, como a capacidade de abrir e fechar programas mais rapidamente e o suporte para a leitura de discos DVD e conexão USB.

Windows 2000

Microsoft oferece o Windows Millennium Edition (ME), com melhorias em música, vídeo e rede. O software traz o Windows Movie Maker e o Windows Media Player 7 para mídias digitais. Aparece o recurso de restauração do sistema. No mesmo ano, o Windows 2000 Professional é projetado para substituir o Windows 95, o Windows 98 e o Windows NT. O sistema simplifica a instalação de hardware, inclui dispositivos de rede e sem fio avançados, suporte a dispositivos USB, IEEE 1394 e infravermelhos.


Windows XP

Em duas versões, Home Edition e XP Professional, o sistema foi redesenhado com suporte a 25 idiomas e navegação pelo menu Iniciar, barra de tarefas e painel de controle mais intuitiva. O Windows XP teve várias edições: XP 64-bit Edition (2001), XP Media Center Edition (2002) e XP Tablet PC Edition (2002).


Windows Vista

Windows Vista é apresentado, com design mais bonito, nova barra de tarefas e bordas mais desenhadas em torno das janelas. Lançado em 35 idiomas, recebeu críticas negativas e teve lenta adoção pelas empresas.


Windows 7

O sistema recebe boas críticas, o que ajuda a superar a má impressão causada pelo Vista. Muitos consumidores e empresas passam diretamente do Windows XP para o Windows 7. Melhorias para a barra de tarefas incluíram a visualização em miniatura. 


Windows 8

De olho no mercado de dispositivos móveis, a Microsoft lança o Windows 8 e o seu próprio hardware de tablet, o Surface.


Aluna: Ana de Paula    Série: 2 E

2 comentários: